O dia 21 de setembro é marcado mundialmente por ser o Dia da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Por isso, de 2 a 30 de setembro, a rede de escolas de ginástica para o cérebro, Método Supera, promove uma série de lives gratuitas com especialistas da área médica, trazendo a temática “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”. As transmissões acontecerão às quartas e sextas-feiras, às 19h30.
O objetivo é trazer esclarecimentos e informações sobre todas as particularidades que envolvem a doença de Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas possuam algum tipo de demência no mundo. Dentre esses casos, 70% são causados pela doença de Alzheimer. A estimativa é que o número de casos deve chegar a 22 milhões em toda a população mundial, em 2030. No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e os registros devem triplicar até 2050.
As transmissões serão protagonizadas por neurologistas, neuropsicólogos, gerontólogos e gerontologistas e uma delas terá participação das atrizes Beth Goulart e Nicette Bruno, embaixadoras da marca Supera e alunas do curso de ginástica para o cérebro. Com casos de Alzheimer na família, elas falarão sobre a importância de manter o cérebro ativo a fim de postergar o aparecimento dos sintomas da doença (confira a programação completa abaixo).
Para saber detalhes da programação, ter acesso à agenda semanal e receber exclusivamente as gravações após as lives, os interessados devem realizar a sua inscrição pelo link: https://cadastro.metodosupera.com.br/evento-despertando-a-sociedade-para-a-saude-do- cérebro. Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente digital, o que possibilita que pessoas do Brasil inteiro tenham a acesso às informações sobre o tema.
“Muita gente se preocupa em cuidar do corpo, mas esquece do cérebro. E nesse momento que estamos passando no mundo, sabemos o quanto a manutenção da saúde mental tornou- se mais do que necessária. Nós devemos exercitar nosso cérebro e mantê-lo ativo por toda a vida, a fim de garantir bem-estar e postergar o aparecimento dos sintomas do Alzheimer, além de outras demências e doenças neurodegenerativas”, diz Luiz Moraes, Diretor do Método Supera e um dos idealizadores do evento.
Gabriela Izidro, sócia da unidade da Supera em Pato Branco, destaca o alcance da iniciativa. “O Método Supera consiste na maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina e está apoiando a causa. Buscamos disseminar informações acerca da importância dos exercícios cognitivos como fator de proteção e prevenção dos primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas”, explica Gabriela.
Programação
A live de abertura foi realizada no dia 2 de setembro, às 19h30. Todas as transmissões serão ao vivo e poderão ser assistidas na página do Facebook e no canal do Youtube do Método SUPERA.
23/09 -19:30
“Cérebro saudável: a reserva cognitiva e o estilo de vida durante o desenvolvimento”, com Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda e Prof. Dr. Henrique Salmazo-Silva
25/09 – 19:30
“Cuidados no fim da vida com pacientes diagnosticados com demência”, com Profa. Dra. Beatriz Gutierrez e Prof. Dr. Leonel Tadao Takada
30/09 – 19:30
“Suporte ao cuidador de pacientes com Doença de Alzheimer e importância das
Associações”, com Dra. Carmen Ponce e Dr. Paulo Henrique F. Bertolucci.
Mais
Estado repassou quase R$ 1 bilhão aos municípios em agosto; veja o valor por região;Pato Branco recebendo R$ 6 milhões
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.671 vagas de emprego com carteira assinada
Processo seletivo para capacitação tecnológica gratuita da 4ª turma de Agentes Multiplicadores em Pato Branco