UTFPR avança em Inovação Tecnológica em Parceria com Empresa do Setor Orgânico

Inovação

Com foco no desenvolvimento tecnológico de produtos para o setor agrário brasileiro, a UTFPR em parceria com a Empresa Gebana Brasil Produtos Orgânicos entregaram quatro rolos facas destinados para agricultores orgânicos, os quais foram fabricados pela empresa Imoser Indústria Mecânica, de Dois Vizinhos. Esse implemento, nomeado como SPDO 2025, será utilizado pelos agricultores no manejo das plantas de cobertura de inverno já nessa safra para a introdução das plantas comercias da safra 2020/21 e permitirá possíveis aperfeiçoamentos futuros.

O uso desse implemento nas áreas de manejo orgânico é de fundamental importância, pois auxilia no manejo da palhada na ausência de herbicidas, favorecendo o desenvolvimento inicial das culturas comerciai e diminuindo o estiolamento, efeito este que também acontece nos sistemas onde as plantas de cobertura são dessecadas e logo após realizada a semeadura. Também há uma redução na utilização de herbicidas para o controle das plantas daninhas, visto que a palhada atuará com um efeito supressor. O protótipo também permite a realização simultânea de rolagem e semeadura, propiciando redução no uso de combustível com foco na sustentabilidade da produção agrícola.

O desenvolvimento desse equipamento está a cargo da equipe do professor Paulo Cesar Conceição, professor de Manejo do Solo da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos em conjunto com seus orientados de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG-PB), Cidimar Cassol e Maicon Reginatto, que são bolsistas do Doutorado Acadêmico em Inovação (DAI) da UTFPR no projeto de desenvolvimento de máquinas para o manejo de plantas de cobertura conforme Acordos de Cooperação Técnica (ACT) 01 e 02/2020.

A parceria com a empresa Gebana em projeto aprovado junto ao CNPq tem como contrapartida o suporte financeiro para a montagem e colocação de protótipos à campo para a avaliação dos agricultores vinculados à empresa no manejo das plantas de cobertura. Para isso a empresa realizou a aquisição desses equipamentos e disponibilizará aos seus agricultores.

No ato de carregamento junto à empresa DuoVizinhense Imoser esteve presente o o Eng. Agrônomo Aljian Alban que presta assistência aos produtores da Gebana Brasil e o doutorando da UTFPR, Maicon Reginatto.

Os contatos para conhecimento do produto podem ser feitos através da Empresa Gebana Brasil e com os membros da equipe encarregada pelo desenvolvimento junto a UTFPR.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube