Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) programa ação de plantio de árvores em Pato Branco e Beltrão

No Dia da Árvore, programa Paraná mais Verde promove plantio de mudas

O Paraná vai comemorar o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do programa Paraná mais Verde, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) programaram ações de distribuição e plantio de mudas em todo o Estado. A maior parte das ações acontece segunda-feira, 21 de Setembro, Dia da Árvore. Algumas atividades serão realizadas já no sábado e domingo (19 e 20). Todas as atividades serão cercadas de cuidados, com uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

De acordo com o secretário Márcio Nunes, o reflorestamento é uma das ações para promover a sustentabilidade no Estado. “O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas. Somos o Estado que mais cuida, fiscaliza e recupera o meio ambiente”, afirmou.

Cada atividade foi idealizada pelos Escritórios Regionais do IAT. É um dos maiores movimentos de plantio de árvore do Brasil, em conjunto com demais instituições estaduais, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-PR) e municipais. “A ação busca o bem-estar da população com um meio ambiente melhor, mais agradável e com mais florestas nativas no Estado”, destacou o presidente do IAT, Everton Souza.

VIVEIRO – O objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT. O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.  Devido à pandemia do coronavírus, alguns Escritórios Regionais do IAT optaram por realizar as atividades no sistema Drive Thru.

EDIÇÃO ANTERIOR- No ano passado, a ação do Paraná mais Verde envolveu as 2.100 escolas estaduais e 400 escolas especiais dos 399 municípios. Elas receberam mudas e os alunos levaram s para plantar com suas famílias, em casa. Mais de 400 mil árvores foram entregues aos estudantes que, plantadas, representam 400 hectares.

COVID-19 – O IAT orienta que é preciso adotar medidas de cuidado e prevenção na distribuição e plantio das mudas, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outras. As administrações devem adotar medidas de acordo as características de cada local.

Confira as ações programadas:

Francisco Beltrão

Ação 01: Plantio de 1000 mudas em Manfrinópolis

Data: segunda-feira (21)

Horário: 14h

Local: Rua Clevelândia, 2222 – Sede IAT

Ação 02: Plantio de 80 mudas de grande porte em Bom Jesus

Data: segunda-feira (21)

Horário: 14 h

Local: Rua Clevelândia, 2222 – Sede IAT

Plantio de 2000 mudas

Data: segunda-feira (21)

Horário: 9h

Local: Rio Paranapanema

Data: 21.09

Horário: 10h

Local: Rodovia PR-407 – km 04 – Zona Rural

Pato Branco

Plantio de 1000 mudas

Data: 21.09

Local: Parque Estadual Vitório Piassa

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube