Projeto de resolução institui Prêmio Zilda Arns em Pato Branco

Iniciativa homenageia pessoas que realizam atividades voltadas para a proteção dos direitos e garantias das crianças e dos idosos

Pelo Projeto de Resolução n° 1, de 2020, foi instituído o Prêmio Zilda Arns, pela Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, de autoria do vereador Amilton Maranoski  (PL). O prêmio presta homenagens às pessoas ou instituições que desenvolvam, no Município de Pato Branco, ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente, sendo que, a indicação dos homenageados poderá ser feita p0or qualquer vereador, mediante a apresentação de projeto de Decreto Legislativo acompanhado de justificativa circunstanciada, relacionando os méritos do indicado.

O Prêmio Zilda Arns será outorgado  em sessão anual, realizada pela Câmara Municipal, no mês de outubro, especialmente convocada para esse fim, e consistirá na concessão de diploma de menção honrosa aos homenageados. A iniciativa foi aprovada em primeira discussão e votação na sessão plenária de quarta-feira (16), devendo retorna à pauta da sessão da próxima segunda-feira (21).

Valorização

O vereador destacou que, a iniciativa objetiva homenagear pessoas que desempenhem qualquer tipo de atividade voltada para a proteção dos direitos e garantias das crianças e dos idosos, especialmente aquelas voltadas para o combate à desnutrição, analfabetismo e prostituição infantil e proteção ao idoso.  Como sabido, registra  Almilton na justificativa, a Dra. Zilda Arns, em 1983, juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB criou um programa voltado especificamente para o combate à mortalidade infantil no município de Florestópolis-PR, cuja taxa de mortalidade era de 127 crianças para cada 1000 (mil) nascidas. Já no primeiro ano após a implantação do programa a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianças para cada mil nascidas.

Detalhes

Atualmente a Pastoral da Criança possui mais de 260 mil voluntários e está presente em mais de 4 mil municípios, alcançando cerca de 1.8 milhões de crianças e mais de 90 mil gestantes. Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1934, Zilda se formou em Medicina, se especializando a seguir em Pediatria.  Após longo período atuando em causas humanitárias e sanitaristas, foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança, em 1983. Foi Conselheira no Conselho Nacional de Saúde por quase vinte anos, e trabalhou ainda no Ministério da Saúde.

Em 12 de janeiro de 2010, Zilda Arns foi vítima de uma catástrofe, o terremoto na cidade de Porto Príncipe, no Haiti. O local onde ela estava desabou, levando a sua morte. Ela discursava em missão humanitária para implantação da Pastoral da Criança naquele país. Um prêmio voltado para atuações que beneficiem a população idosa seria um instrumento relevante de reconhecimento pelas mesmas. “Ter o nome de Zilda Arns enaltece importância para o prêmio, como homenagem a uma das maiores humanitárias da história brasileira. Pelo exposto, peço apoio dos meus pares para aprovação deste Projeto de Resolução, que criará uma importante forma de reconhecimento àqueles que contribuíram”, afirma o proponente.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube