O Paraná alcançou a terceira melhor nota do ensino médio entre as redes estaduais do Brasil segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estudo divulgado nesta terça-feira (15) mede a qualidade do ensino no País. Em 2017, o Estado ocupava a sétima posição.
O Ideb é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita em 2019, o Paraná conseguiu um fato histórico: obteve o maior crescimento de nota no ensino médio. Estado subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. É a maior evolução desde 2005.
O Estado também ocupa o primeiro lugar do Brasil entre as redes estaduais no Ensino Fundamental – ‘Anos Iniciais’ (até o 5º ano), com nota de 6,8, e ficou na terceira posição para os ‘Anos Finais’ (6° ao 9° ano).
“A educação do Paraná registra um crescimento expressivo. Há anos a Educação do Estado vinha andando de lado. Agora o Ideb mostra que a qualidade do ensino melhorou. Isto só foi possível graças a um esforço conjunto, a aplicação de novas tecnologias e principalmente pelo grande trabalho dos profissionais da nossa rede” afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), Renato Feder, destaca que, além do bom desempenho no ensino médio, o Paraná teve crescimento absoluto de 0,5 ponto, e foi um seis estados a bater a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para 2019. Somente Bahia e Pará tiveram o desempenho semelhante.
TODO ESTADO – O resultado do Ideb de 2019 mostra que o desempenho do Paraná cresceu em quase todos os municípios do Estado. Dos 399 cidades do Estado, houve alta na nota em 359 cidades. Destas, 336 atingiram a meta estipulada no Ensino Médio.
O mesmo aconteceu na qualidade do ensino entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Houve alta 336 municípios, e 140 atingiram a meta. “Isto reflete o bom trabalho dos professores, a redução da evasão e da reprovação dos alunos e o melhor treinamento do profissional da Educação”, diz Feder.
MAIS PRÓXIMO – Os dados do Ideb mostram outro avanço. Houve redução da diferença da nota entre o ensino privado e o ensino público no Paraná. No Ensino Médio, a queda foi de 2,2 para 2,0 pontos e nos Anos Finais foi de 2,1 para 1,6 ponto. No primeiro caso, o número ultrapassou a rede privada em 0,4 ponto.
O secretário estadual da Educação e do Esporte avalia que o crescimento é resultado de um intenso trabalho da rede estadual de ensino. “Com a divulgação dos números do Ideb queremos reconhecer e parabenizar a atuação de nossos professores”, afirma Renato Feder. “O ranking mostra a atuação de toda a nossa rede e que estamos no caminho certo para o desenvolvimento das alunas e alunos”.
Pato Branco-índice por unidade escolar
Entenda porque o Paraná foi o estado que mais avançou no Ideb:
– Fortalecimento do trabalho dos professores em sala de aula
– Criação de programas de redução da evasão escolar (Presente na Escola e Escola Paraná)
– Criação de programas de redução de reprovação (Mais Aprendizagem, Prova Paraná, Se Liga!)
– Melhorias na gestão das escolas
10 municípios com as melhores notas do Ideb 2019:
Ensino Médio
. Maripá – 5,8
. Mercedes – 5,7
. Bom Sucesso do Sul – 5,4
. Serranópolis do Iguaçu – 5,4
. Virmond – 5,4
. Missal – 5,3
. Novo Itacolomi – 5,3
. São Pedro do Iguaçu – 5,3
. Cruzeiro do Iguaçu – 5,2
. Enéas Marques – 5,2
Ensino Fundamental – Anos Finais
. Maripá – 6,3
. São José da Boa Vista – 6,3
. Virmond – 6,3
. Iguatu – 6,1
. Novo Itacolomi – 6,1
. Verê – 6,1
. Entre Rios do Oeste – 6,0
. Jaboti – 6,0
. Planalto – 6,0
. Quatro Pontes – 6,0
Nos maiores centros, Toledo teve a melhor nota e Guarapuava o maior crescimento
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Toledo obteve a melhor nota (4,9) nos anos finais do Ensino Fundamental, seguida por Guarapuava (4,7), Arapongas (4,6) e Campo Largo (4,6). Depois vieram Ponta Grossa, Apucarana, Curitiba, Umuarama e Maringá, todas com nota 4,5. Cascavel fechou o top 10 com 4,4.
Todos esses municípios tiveram aumento da nota entre 13% e 27% em relação ao último Ideb. Guarapuava foi a responsável pelo maior crescimento, saltando de 3,7 para 4,7.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.097 vagas de emprego com carteira assinada
Prefeitura de Pato Branco anuncia Programação do Natal da Gratidão
Moção de Aplauso para o Grupo Italiano Circulo Amore pela Itália