Em primeira votação, aprovado projeto para emissão, em braile, das faturas de impostos, taxas e serviços municipais

Também foi aprovado, em primeira votação, a celebração do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher

Nesta segunda-feira (14), o Legislativo aprovou, em primeira votação, o projeto que institui a obrigatoriedade da impressão, em braile, das faturas de impostos, taxas e serviços municipais. Também foi aprovado, em primeira votação, o projeto para a celebração do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Em segunda votação, foi aprovado o projeto que institui o Programa Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos e a Semana de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com crianças; o projeto que dispõe sobre a colocação de placas indicativas de proibição de barulho e sons excessivos em determinados locais; o projeto que cria o “Programa Educando para o Futuro”; e o projeto de crédito especial para o Executivo, no valor de R$ 650 mil.

Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei n° 17, de 2019, juntamente, com as Emendas n° 89, n° 91, n° 92 e n° 93. Com isso, pela redação final do Projeto, ficou instituída a obrigatoriedade da impressão em braile, das faturas de impostos, taxas e serviços municipais, para atendimento às pessoas com deficiência visual, que devem solicitar o envio de fatura impressa no método braile de leitura.

Pelo Projeto de Lei n° 34, de 2020, foi aprovado, em primeira votação, a celebração do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Pelo Projeto,  o Poder Executivo, por meio das secretarias, deverá realizará campanhas, palestras, seminários, elaboração e distribuição de materiais e demais atividades que tenham como objetivo orientar a população e conscientizar, sobre a importância de combater a violência doméstica em nosso município.

Participação dos convidados

Estiveram presentes, na sessão desta segunda-feira (14), os representantes do Hospital Policlínica de Pato Branco, o médico Daniel Emygdio do Nascimento e a administradora da Policlínica, Gabriela Izidro, para explanar sobre as ações do hospital no enfrentamento da Covid-19.

Grande Expediente

No Grande Expediente, o espaço foi utilizado para explanar sobre a recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com relação ao repasse do custo pela emissão de emolumentos nos carnês de Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).

Segunda votação

Aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei n° 9, de 2019, instituindo o Programa Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos e a Semana de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com crianças, a ser realizada na primeira semana de maio. Pelo Programa, devem ser trabalhadas ações de cuidados e orientação com as crianças no ambiente doméstico, com relação a medicamentos, equipamentos elétricos, ferramentas, piscinas, entre outros.

Pelo Projeto de Lei n° 263, de 2019, aprovado em segunda votação, fica obrigatória a colocação de placas, nas proximidades dos hospitais, maternidades, asilos de idosos, escolas, bibliotecas públicas, postos de saúde ou similares, as quais deverão indicar a proibição de execução de barulho, ruídos e sons excessivos. De acordo com o projeto, a placa deverá conter os seguintes dizeres: “É proibida a execução de ruídos e sons excessivos neste local, conforme a Lei Municipal nº 3.422/2010 – Programa do Silêncio Urbano (PSIU)”.  As placas deverão ser afixadas em locais de fácil visualização e deverão mencionar o número de telefone e endereço para denúncias, bem como, o valor das multas e demais penalidades em caso de descumprimento.

Em segunda votação, também foi aprovado o Projeto de Lei n° 18, de 2020, criando o Projeto “Educando para o Futuro”, que consiste na distribuição anual de kits de material escolar, nas escolas da Rede Municipal de Educação, às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O “Kit Escolar”, de acordo com o projeto, será composto de material escolar básico, a ser utilizado por todos alunos da pré-escola e do ensino fundamental, adequando-o à faixa etária e à fase do processo educacional no qual estejam inseridos.

De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto nº 126, de 2020, prorrogando, excepcionalmente, o mandato dos atuais membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pato Branco (Patroprev), até 31 de dezembro de 2020. Pelo Projeto, “o objetivo principal é minimizar os efeitos negativos da pandemia do Covid-19, visto que neste período, estão impossibilitadas as realizações de reuniões de pessoas, e, conforme previsão da LC 74/2018, os membros dos 2 conselhos, em sua grande maioria, são eleitos em Assembleias dos órgãos representativos da categoria, para compor os referidos Conselhos.”

Pelo Projeto de Lei n° 150, de 2020, foi aprovado o crédito especial, ao Executivo, no valor de R$ 650 mil. O Ensino-Saúde (COAPES) e será utilizado para aquisição de veículos, para atender as atividades desenvolvidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelas Equipes de Atenção Primária do Município de Pato Branco.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube