Conecta soma histórias de sucesso para empresas inovadoras

Evento promovido pelo Sebrae/PR já desenvolveu ideias e negócios, inclusive com aproximação de investidores

O Conecta, promovido pelo Sebrae/PR, terá em 2020, na sua sexta edição, uma versão totalmente digital. O grande festival da nova economia do Paraná, como é conhecido no ecossistema de inovação, gerou inúmeras histórias de sucesso ao longo dos anos. Conhecimento, networking, parcerias que prospectaram negócios e auxiliaram empreendedores a ganhar mercado são fatos compartilhados no Conecta, cujas inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Fábio Ieger, CEO da Certus (startup curitibana que tem a missão de reduzir a mortalidade de pequenas indústrias), conta que a história de sua empresa com o Conecta começou em 2016. Ele afirma que a Certus sempre teve uma dinâmica tradicional, mas que isso mudou após a palestra de Vinicius Roveda, da Conta Azul, plataforma online de gestão e controle financeiro de empresas.

“A palestra no Conecta de 2016 abriu nossos olhos para o universo startup porque, a partir disso, flexionamos a estrutura da empresa. Conseguimos um cartão do Vinicius depois da palestra e em um outro momento fizemos uma mentoria de 4 horas, o suficiente para renascermos e ressurgimos. Sem o Sebrae e sem o Conecta, não estaríamos aqui hoje”, relembra.

Fábio conta que, além desse momento marcante que definiu um novo formato para a Certus, a edição do Conecta 2018 também foi impactante. Neste ano, a empresa realizou uma negociação com um grande investidor com quem já havia uma ligação prévia, mas, de acordo com Fábio, a aproximação durante o evento foi decisiva para fechar a parceria. Além disso, a Certus também conseguiu um contrato de 100 mil dólares com uma empresa norte-americana, a International Business Machines Corporation.

“Participamos como ouvintes em algumas palestras, assistimos à apresentação da IBM e vimos como essa ferramenta poderia nos ajudar. Fechamos a parceria de 100 mil dólares em crédito para uso de ferramentas da empresa. Desde então, estudamos muito e agora lançamos uma nova versão do software que vai utilizar todo o poderia da Inteligência Artificial”, comemora.

A Leadfinder, startup do município de Dois Vizinhos, sudoeste do Paraná, é outro exemplo. Fernando Osmarini, CEO da empresa, relata que, no ano passado, realizou um pitch e na sequência foi convidado para uma reunião para avançar em negociação com interessados em desenvolver a ideia apresentada. Além disso, uma aceleradora do Chile também fez conexão durante o evento, o que gerou novos resultados para a empresa.

“Durante o Conecta conquistamos visibilidade, atraímos atenção de investidores, nos conectamos com clientes e com novos prospects. Além de tudo, são oferecidas oficinas e conteúdos excelentes repassados pelos palestrantes nas diversas formas, tudo muito útil e importante. Conseguimos absorver tudo facilmente”, comenta.

O Conecta 2020 já tem confirmado os palestrantes André Diamand, empreendedor serial, investidor, mentor e criador da metodologia “Sexy Canvas”; Denis Boecker, líder global de inovação em TI da Bosch; Jeff Wallace, presidente da Global Kinetics – negócio focado em pequenas e médias empresas que queiram estabelecer ou expandir as operações nos Estados Unidos; Arnobio Morelix, diretor de Inovação da Startup Genome; e Renata Malheiros, coordenadora do Programa Sebrae Delas do Sebrae Nacional.

Além disso, haverá ainda momentos de descontração com bandas paranaenses e a premiação das vencedoras do Ideathon, a jornada para mulheres de estímulo à inovação. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o objetivo é oferecer uma experiência diferenciada, com a participação ativa dos inscritos e a diversidade na inovação sempre presente.

“O evento vai falar de inovação não só para startups, mas para rede de habitats de inovação, incubadoras, universidades e demais atores que compõe o ecossistema. Isso tudo gera um cenário propício para aproximar empreendedores, atrair investimentos e desenvolver negócios, como já ocorreu nos eventos anteriores”, confirma Agostini.

O Conecta 2020 terá início em 8 de outubro (quinta-feira) a partir das 18 horas com o credenciamento de inscritos e palestra inaugural, se estende na sexta-feira das 14 às 20 horas e termina no sábado, com horário previsto das 9 às 13 horas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube