Live de lançamento do Projeto de Extensão ForMat

Saberes, estudos e práticas compartilhadas: A importância da ludicidade na Educação Infantil

O Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) e o Departamento Acadêmico de Ciências Humanas (DAHUM), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, realizarão a live de lançamento do “Projeto de Extensão ForMat”, nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, às 19 horas.

O evento “Saberes, estudos e práticas compartilhadas no ensino da matemática na educação básica: A importância da ludicidade na Educação Infantil“, será transmitido no canal do ForMat no YouTube, e é destinado às comunidades acadêmica e externa, professoras e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, estudantes de magistério e de licenciaturas.

A coordenadora do ForMat e professora do Damat, Janecler Aparecida Amorin Colombo, explica que o projeto vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado há praticamente uma década. “Existe um histórico de atividades formativas desenvolvido com professores da rede de Educação Básica, no Departamento de Matemática, desde cursos de especialização, até cursos esporádicos, programas de formação continuada e mestrado acadêmico (Profmat)”, afirmou.

Neste ano de 2020 “a proposta de extensão vem com objetivo ampliado, envolvendo professores tanto da educação infantil quanto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, já que muitas professoras atuam nessas duas etapas da educação”, informou Janecler.

O novo formato de atividade online vem ao encontro das diretrizes estabelecidas no contexto atual. “A pandemia nos trouxe outro cenário de possibilidades formativas e, com isso, a ideia de já iniciarmos os processos de formação do ForMat por meio de LIVES, bem como a ideia de organizarmos o material produzido em um site. A partir dessas ideias a equipe do projeto também foi ampliada e, no momento, estamos trabalhando para lançarmos o projeto com encontros formativos e também com algumas produções no site do ForMat que servirá de apoio virtual às professoras e professores que ensinam matemática na educação infantil e no anos iniciais do ensino fundamental”, declarou a coordenadora.

A live de laçamento contempla as seguintes atividades:

1. Apresentação do ForMat – Profª. Drª. Janecler A. A. Colombo
2. Palestra com a Prof.ª Drª. Franciele Clara Peloso. Tema da palestra: A importância da ludicidade na Educação Infantil.
3. Apresentação de duas Tarefas lúdicas para o ensino da matemática – Prof. Luiz Felipe Zitkoski, Profª. Klara Granetto Lusitani e Licencianda Anna Luiza Zucco.
4. Divulgação e Apresentação do Livro “Coletânea de Tarefas Lúdicas para o ensino da Matemática na Educação Infantil” – Profª. Drª. Janecler A. A. Colombo e Anna Luiza Zucco.

As inscrições serão realizadas durante o evento e haverá certificado de 2 horas de participação.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube