Novos inspetores do Crea-PR são eleitos no Sudoeste

Os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) escolheram, entre 10 e 24 de agosto, os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. Somando as quatro Inspetorias da Regional Pato Branco do Conselho, 18 inspetores assumirão em janeiro do ano que vem.

A votação teve a participação de 2.813 profissionais registrados em todo o Estado, que tiveram a oportunidade de votar através do acesso restrito no site do Conselho. O pleito ocorreu para eleger inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), nas 35 inspetorias do Crea-PR. Com o novo regulamento, os inspetores passam a ter mandato coincidente com o do presidente do Crea-PR, iniciando em 1º de janeiro de 2021.

Os inspetores desempenham um importante papel junto ao Crea-PR. Eles têm a função de aprimorar o processo fiscalizatório do Conselho, exigir e buscar a efetiva participação dos profissionais nas obras e serviços e contribuir nas discussões de políticas públicas de desenvolvimento do Estado.

Força jovem

Parte dos eleitos serão inspetores do Crea-PR pela primeira vez. A Engenheira Agrônoma Jhuly Caroline Biava, de Marmeleiro, conta que a participação na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sudoeste (AEA-FB) a fez perceber a importância do associativismo e a necessidade de trocar informações com os colegas de profissão.

A partir de janeiro de 2021, Jhuly representará os Engenheiros Agrônomos e as demais profissões da Câmara Especializada de Agronomia na Inspetoria de Francisco Beltrão. “Espero contribuir com os avanços e melhorias da atuação do Crea-PR frente às áreas correlatas da Agronomia, buscando o desempenho ético de todos os profissionais para a excelência da profissão. Também cumprirei o dever de indicar serviços e obras a serem fiscalizados na área rural, cujo papel principal cabe ao Crea-PR, com a contribuição dos profissionais”, antecipa Jhuly.

O Engenheiro Civil Álvaro Scariot Júnior, de Pato Branco, assumirá o cargo de inspetor pela primeira vez. A necessidade de estar mais próximo do Crea-PR e a intenção de contribuir de forma mais próxima com o sistema o levaram a candidatar-se. “A partir do ano que vem, como inspetor, poderei participar ativamente das ações do Crea-PR. Trabalho há 12 anos com topografia, um dos pilares da Engenharia Civil, e, com essa experiência, penso que posso contribuir junto aos profissionais da área. Também espero aprender por me colocar em um outro segmento da profissão, acompanhando as políticas do Conselho”, reflete Álvaro.

Para Cassio Fernando Foquesatto, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, de Dois Vizinhos, 2021 será o segundo mandato consecutivo como inspetor na Inspetoria de Francisco Beltrão. “Como inspetores, temos um papel muito importante junto ao Conselho. No meu caso, neste primero mandato, trabalhei para introduzir a Engenharia Ambiental em diferentes contextos. Também tenho trabalhado para ampliar a sintonia entre o Crea, a Aspea (Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais) e os profissionais da área”, relata Cassio.

Avaliações

Enquanto novos inspetores preparam-se para assumir os cargos, outros estão deixando a função. Em dezembro, o Engenheiro Mecânico Jair Henrique Giongo, inspetor em Realeza, encerrará o segundo mandato consecutivo (no Crea-PR, só é permitida uma reeleição, para proporcionar rotatividade na representação). “Consegui conhecer melhor o sistema e entender qual é o papel do inspetor, que é de levar ao Conselho os problemas enfrentados pelos profissionais e as reivindicações deles. Foi um período de aprendizado pessoal e profissional e pude exercer o principal objetivo, representar a categoria dos Engenheiros na região.”

Karlize Posanske da Silva, Engenheira Civil de Palmas, também deixará as funções de inspetora e coordenadora das Inspetorias do Crea-PR no Estado, ao final de dezembro. Para o ano que vem, a representatividade da Inspetoria aumenta, pois ela vê um dos resultados de seu trabalho, que é a inédita representação no plenário do Crea-PR por um Conselheiro da Associação de Engenheiros de Palmas (AEP). “Na coordenação, foi possível observar que cada Regional tem suas particularidades, visões e necessidades de fiscalização diferentes.  Já fui inspetora em outros mandatos, mas em nenhum deles vi a mesma representação e importância dentro do Conselho. Hoje, o inspetor tem um papel fundamental para o sistema”, compara Karlize.

Representantes das Câmaras Especializadas do Crea-PR no Sudoeste

Inspetoria de Francisco Beltrão

Jhuly Caroline Biava (Agronomia), Natielen Somariva Toledo Penso (Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), Wandrey Angelo Zatta (Engenharia Civil), Henajer Luis Stella (Engenharia Elétrica), Cesar Rubert (Engenharia Mecânica e Metalúrgica) e Marco Antonio Baú de Carli (Engenharia Química, Geologia e Minas).

Inspetoria de Palmas

José Roberto Winckler (Agronomia) e Barbara Meurer (Engenharia Civil).

Inspetoria de Pato Branco

Jorge Jamhour (Agronomia), Grasielle Adriane Toscan Lorencetti (Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), Álvaro Scariot Júnior (Engenharia Civil), Sérgio Luiz Masutti (Engenharia Elétrica), Wagner Marques Carneiro (Engenharia Mecânica e Metalúrgica) e William Cezar de Souza Pollonio Machado (Engenharia Química, Geologia e Minas).

Inspetoria de Realeza

Tiago Lima (Agronomia), Rubens Luis Rolando Souza (Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), Regina De Toni (Engenharia Civil) e Adriano Raul Fasolo (Engenharia Elétrica).

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube