Paraná registra redução de 80 crimes patrimoniais por dia

O Paraná reduziu o número de ocorrências de crimes contra o patrimônio durante o primeiro semestre deste ano, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 14.617 ocorrências de crimes patrimoniais a menos de janeiro a junho de 2020, resultando, em média, 80 ocorrências a menos por dia no Estado em relação a 2019. A informação foi divulgada em Relatório Estatístico Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nesta segunda-feira (07/09).

A redução aconteceu em 22 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – forma como o estado é dividido para análise criminal. Laranjeiras do Sul e região, que compõem a 8ª AISP, foi a área que teve maior queda percentual nos crimes patrimoniais, resultando em 22,8% menos ocorrências.

Em todo o Paraná, o crime teve queda de 10%. “O crime reduziu em boa parte do Estado e isso é reflexo de um trabalho contínuo que estamos desenvolvendo frente à Secretaria da Segurança Pública”, diz o secretário Romulo Marinho Soares. “Nossas ações estão sempre com foco nas boas práticas e na integração entre os órgãos de segurança e acreditamos que, assim, iremos conseguir, cada vez mais, alcançar bons índices de redução da criminalidade”, enfatiza.

Em números absolutos, a 1ª AISP do Estado, que abrange toda a região de Curitiba, teve 3.503 ocorrências de crimes patrimoniais a menos no período. De janeiro a junho de 2019 foram 37.812 registros, contra 34.309 no mesmo período deste ano – uma redução de 9,2%.

“Nos preocupamos não somente com a redução dos números, mas também com a sensação de segurança da população. Mais viaturas nas ruas, policiais mais bem preparados e alto índice de elucidação dos crimes são fatores que colaboram para que todos se sintam mais seguros em viver no Paraná”, completa o secretário Marinho.

ROUBOS – Se contabilizado somente o número de registros de roubos, a redução foi de 25,7% nos seis primeiros meses deste ano. Foram 18.996 ocorrências de janeiro a junho de 2020, 6.582 a menos que as 25.578 registradas no mesmo período de 2019.

A queda nas ocorrências de roubos foi registrada praticamente todas as regiões do Estado. Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública apenas duas tiveram aumento no período: 18ª AISP, que engloba Apucarana e região (4,5%) e 23ª AISP, que corresponde a Jacarezinho e região (4,3%).

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube