O processo seletivo para Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, torna público, por meio do Edital 12-2020-PPGDR, a abertura das inscrições ao processo seletivo, da turma 2021, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional PPGDR, durante o período de 08 de setembro até o dia 08 de outubro de 2020.

O Mestrado e o Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Regional têm por objetivo promover a capacitação para atividades de pesquisa e geração de conhecimento. Podem se inscrever interessados graduados em qualquer área do conhecimento.

Serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, divididas entre os cursos de Mestrado e Doutorado da seguinte forma: 15 (quinze) vagas para o ingresso no Mestrado, distribuídas conforme as linhas de pesquisa: 09 (nove) vagas para a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento e 06 (seis) vagas para a Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento;  para ingresso no Doutorado estão sendo ofertadas 10 (dez) vagas no âmbito deste processo seletivo, sendo 04 (quatro) vagas para Linha de Educação e Desenvolvimento e 06 (seis) vagas para a Linha de Regionalidade e Desenvolvimento.

A Linha de Pesquisa em Regionalidade e Desenvolvimento: Investiga as dinâmicas socioeconômicas e ambientais do desenvolvimento regional, com estudos orientados no desafio da inovação, sustentabilidade e interdisciplinaridade, com ênfase nos atores, instituições, organizações e políticas públicas.

A Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento: Objetiva contribuir para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como para a formação de educadores, visando ampliar competências no sentido da atuação interdisciplinar através do ensino e da pesquisa sobre distintos aspectos da educação formal e não formal em suas relações com contextos interculturais e com desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

A inscrição é a primeira etapa do processo seletivo para o Mestrado e Doutorado com o preenchimento da respectiva ficha de inscrição. O processo inicial de inscrição envolve ainda a entrega do projeto de pesquisadefesa do projeto de pesquisa e análise de currículo, cujo cronograma detalhado consta no  Edital 12-2020-PPGDR.

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 18/12/2020, sendo que as aulas terão início no mês de março de 2021.

Outras informações podem ser obtidas na página do Programa:  https://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgdr/

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube