Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


OSB-PB orienta e auxilia nas boas práticas na gestão do dinheiro público

images/stories/obrata.jpg

O Observatório Social do Brasil - Pato Branco (OSB-PB) acompanhou mais de 110 licitações, via pregões eletrônicos e presenciais em 2019 e atuou em quatro concorrências. Através das orientações e bom acolhimento do município das sugestões apresentadas foi possível gerar uma economia de aproximadamente R$8 milhões em relação a situações sem tal acompanhamento. É algo positivo detalhou o presidente Tiago Nunes e Silva enfatizando que a entidade está sendo referência pelas ações educativas. Tanto que mais de 4.800 crianças de Pato Branco tiveram acesso ao Programa de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório Social do Brasil, havendo premiação para seis delas por trabalhos com redação ou desenho.

Membros do Observatório Social do Brasil - Pato Branco realizaram na última quarta-feira, dia 18, reunião para a apresentação do Relatório Quadrimestral dos trabalhos realizados quando também ficou evidenciada a participação de mais de 40 pessoas nos cursos avançados de Pregoeiro, Comprasnet e fornecedores para serviços públicos. "São cursos que orientam com propriedade e fazem com que os profissionais da área fiquem cientes de que a gestão do dinheiro público está exigindo cautela, planejamento e, principalmente, preparo e seriedade", explica a Executiva do OSB-PB, Cristiane Canan.

Para 2020 o OSB deverá concentrar atenções na Área de Saúde envolvendo quantidades, especificações e cumprimento de prazos nos medicamentos e o efetivo cumprimento de expedientes no atendimento a comunidade. Sem contar que continuará acompanhando e sugerindo aprimoramento nos processos de compras, partindo das áreas de maior expressividade financeira para as de menor valoração. "É uma forma de contribuir e perceber que, fiscalizando e atuando de forma orientativa podemos evitar falhas e até mesmo inibir casos de distorções na relação com os recursos públicos", explica Tiago Nunes e Silva.

O OSB-PB é uma entidade para o exercício da cidadania, democrática e apartidária que, sem polemizar ou estar difundindo com intensidade suas ações, trabalha em fases iniciais na orientação aos agentes públicas para as boas práticas na contratação e gestão de recursos. Em momentos mais avançados, caso não haja acolhimento das propostas, realiza articulações com Câmara Municipais e autoridades incumbidas de fiscalizar a boa aplicação dos recursos.

A direção do OSB-PB elogia a Prefeitura Municipal pela abertura e disponibilidade a ajustar eventuais distorções. Também ressalta o apoio da secretária municipal de Educação, Heloí Aparecida De Carli pelo apoio.

A entidade continua buscando mais voluntários criando o condicionamento de ser ficha limpa e não possuir filiação político-partidária.

Da assessoria

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados