Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


2ª Corrida Maluca da Inventum será realizada neste sábado

A 2ª Corrida Maluca, uma das competições mais aguardadas na Inventum 2019 - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, será realizada neste sábado (09), às 14h, na pista do Kartódromo Municipal Ayrton Senna, no Parque de Exposições. A disputa, que tem o objetivo de estimular a criatividade, o trabalho em grupo, o empreendedorismo e o conhecimento científico, consiste na criação e montagem de carros não motorizados. Nessa edição, participarão 24 equipes na categoria Escolar e quatro na categoria Livre.

A categoria Escolar, formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, será dividida em duas modalidades: Design e Desempenho. Na primeira será analisada, além da corrida, a coreografia de apresentação, o tema escolhido, o acabamento, a tecnologia embarcada no carro e, na segunda, será avaliado o desempenho do carro na corrida, ou seja, a distância percorrida e o tempo utilizado para percorrer a pista. A premiação para esta categoria será de R$ 5 mil, distribuídos em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Já na categoria Livre, em que qualquer equipe de até dez pessoas pode participar, os quesitos avaliados serão: inspeção, estrutura (conforto e segurança) e decoração. Nessa categoria, os vencedores receberão troféu e certificado de participação. Estarão participando da Corrida Maluca, equipes de Pato Branco e de diversas cidades da região, entre elas, Candói, Cantagalo, Chopinzinho, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, São João e Vitorino. Além disso, uma equipe da cidade de São Paulo, também participará da Corrida Maluca.

Para o desenvolvimento dos carros, a Metalúrgica CBS, parceira da Inventum, doou os chassis e os acadêmicos dos cursos de Engenharia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco, orientaram os alunos a pensarem na identidade visual, no sistema de frenagem e nos componentes tecnológicos para o desenvolvimento dos carros.

O professor Luiz Carlos Martinelli Junior, do departamento acadêmico de Mecânica (Damec), da UTFPR Câmpus Pato Branco, e um dos organizadores da competição, juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca que a Corrida Maluca é uma disputa que agrega conhecimento e entretenimento. "É uma competição divertida, resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos estudantes e pela comunidade na elaboração, montagem e finalização dos protótipos. O público observará, além das manobras dos carros, o espírito de equipe e de aprendizagem que norteou todo o projeto", ressalta.

Os estudantes do Colégio Estadual Padre Henrique Vicenzi, de Vitorino, participarão da Corrida Maluca pela segunda vez. O professor Cleber Silvano Schauss enfatiza que a atividade despertou nos alunos a busca por mais conhecimento. "O prazer que eles tiveram de ver um veículo construído por suas próprias mãos, desde o processo de solda, a tapeçaria e tecnologia embarcada, foi especial. Contudo, a competitividade é algo interessante e ela deve servir para a confraternização e troca de experiências, tanto na construção mecânica quanto nos aspectos humanos", salienta.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados