Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


“Menestrel, Conta a Imigração do Paraná” circula pelo Paraná no Circuito Cultural Sesi

images/stories/obrata.jpg

O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o espetáculo "Menestrel, Conta a Imigração do Paraná"da Cia Karagozwk, e será realizado em 13 cidades do interior do estado até o dia 25 de outubro.

Este programa tem parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação, Fundações Culturais e Indústrias, dos municípios atendidos, que contribuem das mais diversas maneiras para a realização deste programa.No centro do palco, uma grande, bonita e instigante carroça ocupa a cena, que começa com ar de mistério e música.

Surgem Menestrel e Esmeralda, personagens contadores de história que descobrem que aquela bela carroça é fantástica. Os dois são convidados a entrar pela Nona do Bem, criada com boneco de sombras. Essa técnica de teatro ocorre na tela que está no corpo da carroça. Por encanto da Nona do Bem, Menestrel e Esmeralda caem dentro do livro e passam a viajar na história da Imigração do Paraná.

Eles vivem uma verdadeira aventura. A tela da carroça leva o público aos idos de 1875, no Porto de Paranaguá, onde chegaram os primeiros imigrantes vindos de navio. Os "caçadores de história" enfrentam desafios, mas não desistem da viagem que os leva a Morretes, à construção da estrada de ferro Paranaguá - Curitiba, e os situa no tempo, mostrando o fandango no litoral, a congada da Lapa, passando por Prudentópolis, Araucária, Irati, Carambeí, Colônia Witmarsum, norte do Paraná e terminando na região de Foz do Iguaçu, as "Terras do Paiquerê", conforme são denominadas pelos Caingangues e Guaranis.

Chegando à última página do livro, nossos aventureiros encontram a Nona do Bem que os saúda e agradece pela viagem que os levou a descobrir que o Paraná é um verdadeiro caldeirão cultural e se formou a partir da vinda de imigrantes de várias etnias, que trouxeram junto com a bagagem suas crenças, trejeitos, cheiros, aromas, tradições, sabedoria popular e muita diversidade.

Embora o público-alvo sejam as crianças, o espetáculo tem potencialidade para reunir toda a família, chamando atenção tanto pela temática, como pelo interesse pelo teatro de sombras, que, apesar de milenar, ainda hoje desperta muita curiosidade.

Uma característica interessante da Companhia Karagozwk é que ela desenvolve sua própria linha de equipamentos de iluminação de forma sustentável no atelier em Curitiba, utilizando diversos materiais recicláveis e contribuindo dessa forma para a preservação do meio ambiente. Esse foi um caminho encontrado para aliar a arte ao compromisso com a sustentabilidade, que também deve ser assumido por cada cidadão.

O Circuito Cultural do Sesi Cultura Paraná apresenta:

"Menestrel"

• Pato Branco:

Data: 17 de outubro, às 19h

Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco - Rua Xingu, 833, Bairro Amadori

• Palmas:

Data: 18 de outubro, às 20h

Local: Centro Cultural Dom Agostinho Sartori - Avenida Clevelândia, 521, Centro

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados