Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Sebrae/PR apresenta cenários e tendências na Feira Casa & Construção

images/stories/kosli9.jpg

De 15 a 19 de maio, acontece no Parque de Exposições de Pato Branco, sudoeste do Estado, a Feira Casa & Construção. Voltada para os segmentos de construção civil, indústria moveleira, arquitetura e decoração, prestação de serviços e mercado imobiliário, a feira será palco da apresentação de uma série de novidades. O Sebrae/PR, que participou da organização, traz para o evento conteúdos ligados à tecnologia e à inovação.

No dia 16, estão confirmadas duas palestras no auditório do Parque de Exposições, resultado da parceria entre o Sebrae/PR e a Faculdade Mater Dei, e que integram o congresso técnico da feira. Das 19h às 20h30, Marcos Kahtalian apresentará "Cenários e Tendências da Construção Civil". Kahtalian é sócio dirigente da Brain Inteligência Corporativa, empresa de inteligência estratégica, pesquisa e consultoria em negócios, com atuação nacional. O investimento é de R$ 24,00 por pessoa e a inscrição pode ser feita no Ponto de Atendimento ao Empreendedor (telefone 46 2101-8215)

No mesmo dia, das 21h às 22h20, Elpidio Moreira da Costa abordará a "Lean Construction" (construção enxuta, em tradução livre). Costa, que é engenheiro de produção mecânica e tem mestrado e doutorado na área, falará sobre os conceitos, princípios e vantagens da Lean Construction nas obras. O ingresso é um quilo de alimento não perecível por pessoa.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que a construção civil é um setor extremamente competitivo e também um dos termômetros da economia.

"O setor segue o modelo tradicional dos processos produtivos e está chegando a um gargalo. Por outro lado, estão surgindo as construtechs, empresas enxutas, com capilaridade e crescimento acentuado. Com as palestras, queremos mostrar que, além do processo tradicional, é possível e necessário buscar inovação neste mercado acirrado", explica Cesar.

Para Ezaul Zillmer, presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e integrante da Comissão Central Organizadora (CCO) da Feira Casa & Construção, o Sebrae/PR agrega conteúdos importantes ao evento.

"As palestras abordam tendências e cenários da construção civil e estão em sintonia com a temática deste ano. O Sebrae é um parceiro importante na organização", salienta Ezaul.

Rua inteligente

Além das palestras, Sebrae/PR e Faculdade Mater Dei compartilham um estande no primeiro pavilhão da feira, local que servirá para atendimentos a empresários e empreendedores. O espaço também será utilizado para o Hackathon Smart Street, resultado da parceria entre Sebrae/PR, Faculdade Mater Dei e Prefeitura de Pato Branco. A maratona de programação acontecerá nos dias 17 e 18 e tem como objetivos a elaboração, produção e apresentação de soluções sustentáveis e tecnológicas direcionadas para o tema central: ruas inteligentes e humanizadas e seu impacto social em cidades de pequeno e médio portes.

"O hackathon Smart Street tem como objetivo proporcionar a sinergia entre os setores de tecnologia e os profissionais de Engenharia e Arquitetura da região, e construir soluções inovadoras para tornar a rua Guarani a primeira rua inteligente de Pato Branco", ressalta Cesar Colini.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados