Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Local

Em novembro de 2013, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em virtude da postura inovadora demonstrada já naquele momento. Agora, considerando que nos últimos anos muitos dos projetos avançaram e alcançaram a concretude de resultados e ações, Pato Branco volta a ser destaque e, novamente, é finalista na etapa estadual do prêmio, na categoria Inovação.

A notícia foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 12, quando o prefeito Augustinho Zucchi recebeu a visita de uma comitiva do Sebrae/PR, responsável por verificar a execução das ações apresentadas no projeto que colocou Pato Branco como finalista no Estado. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, foram submetidos 135 projetos no Paraná e 20 são da região. Além de Pato Branco, os outros dois finalistas na região são os municípios de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, que disputam em outras categorias.

Enquanto uma cidade com mais de 81 mil habitantes, Pato Branco possui hoje cerca de 5 mil empregos diretos gerados por empresas de eletroeletrônica e tecnologia da informação. Além disso, entre as ações municipais que foram destaque e integram o projeto que colocou Pato Branco como finalista no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, estão: Clique Conhecimento, Laboratórios Include, Smart Baby, Feira de Ciência Tecnologia e Inovação - Inventum, Parque Tecnológico, Incubadora Municipal, Incubadora da UTFPR, roteiro de visitas do Turismo Tecnológico, atuação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Escola Pato Branco Digital, Desenvolvendo Talentos, Parque do Alvorecer, Largo da Liberdade, modernização da Limpeza Pública, Wi-Fácil, operação dos voos regulares no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, entre outros.

"Estamos realizando visitas às cidades com projetos finalistas, para verificar se as ações estão em conformidade com o que nos foi apresentado, mas, muito além do prêmio, o principal é a certeza de que estas cidades estão em processo de desenvolvimento e destacam-se no Estado em virtude do ambiente inovador que possuem. O nosso objetivo é verificar o resultado desses projetos e a expressividade de transformação social das ações. Pato Branco demonstra que tem um planejamento voltado à cadeia de desenvolvimento, pois possui projetos que se concretizarão no futuro da cidade", disse Amberson.

Os vencedores serão reconhecidos em 22 de abril, em cerimônia que será realizada em Curitiba, na sede do Sebrae/PR. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou que, hoje, Pato Branco possui uma cultura de transformação a partir da Educação, pois, para ele, "se a escola se transforma, a sociedade também é transformada". Dessa maneira, Zucchi enalteceu que Pato Branco é uma cidade diferenciada, inteligente e inovadora, pois está vivenciando um momento único.

"Vivemos a evolução em cadeia do pensamento empreendedor da população, condição que é estimulada desde a infância, pois hoje as nossas crianças são instigadas, na rede municipal, a criar, pois queremos desenvolver a criatividade e projetos coletivos que oportunizem o envolvimento da sociedade, especialmente o segmento da sociedade que mais precisa dessas oportunidades, pois sabemos que o conhecimento empodera e oportuniza novas realidades, o que reflete em transformações sociais que beneficiam toda uma cidade", salientou Zucchi.

Além das ações associadas à Educação, Zucchi pontuou que há muitas ações municipais que não foram inseridas no projeto, pois Pato Branco possui soluções inovadoras em vários contextos - o que aparece também no Esporte, no Lazer, na Saúde, na Limpeza Pública, no Desenvolvimento Econômico e na realização de eventos.

"É até difícil mensurar o envolvimento da população nos projetos que o Município desenvolve com a comunidade, justamente porque a participação é muito expressiva. Acredito que este é um grande diferencial de Pato Branco, pois temos uma cidade participativa e engajada. Por isso, quando falamos em inovação, não estamos apenas nos referindo à tecnologia, mas estamos focando em novas condições para a comunidade, a partir de estratégias de desenvolvimento que inovam a gestão pública e a relação da comunidade com os projetos e ações da Prefeitura", reforçou Zucchi.

Além do encontro realizado no gabinete do prefeito Zucchi, a comitiva seguiu um cronograma de visitas em diversos locais da cidade, entre eles o Parque Tecnológico e empresas da área de tecnologia da informação de Pato Branco. O roteiro foi coordenado pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra e sua equipe.

"Pato Branco é uma cidade que oferece oportunidades por meio do conhecimento, uma cidade que tem como característica a grande diversidade de empresas e mais de 100 indústrias de softwares, o que demonstra o ambiente diferenciado existente aqui. Há um movimento de empoderamento, articulado para várias realidades e faixas etárias, que recebe também, cada vez mais, pessoas e projetos que fomentam esse ecossistema de qualidade de vida e inovação", avaliou Géri.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados