Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Município de Pato Branco promove formação continuada para profissionais da Rede Municipal

images/stories/kosli9.jpg

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu a formação continuada para profissionais da Rede Municipal de Educação. A programação, realizada de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, contou com palestras, cursos, visitas técnicas e atividades práticas para diretores, coordenadores, zeladoras, serventes, merendeiras e professores, com conteúdos específicos para cada função e momentos de integração entre os profissionais.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, participou da programação e, na ocasião, agradeceu a dedicação com que todos realizam o trabalho de ensino no município. "A justiça social só acontece quando todos têm o mesmo direito à educação e as mesmas oportunidades e é isso que estamos construindo em Pato Branco, uma cidade que pensa nas futuras gerações, promovendo, no presente, conhecimento com qualidade", afirmou ele.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explica que as atividades contemplam o cronograma da Secretaria. "Nossos profissionais precisam estar em constante formação para estarem sempre aptos a realizar seu trabalho na área educacional da melhor forma, proporcionando o melhor para nossos alunos. Essa atualização constante é necessária em virtude da época em que vivemos, em que as mudanças e transformações em todos os setores da vida em sociedade refletem na escola, fazendo com que as crianças precisem de estímulos diferentes para aprender e se desenvolver" disse ela.

A professora Analice Pagliosa, da Escola Municipal Vila Verde, acredita que a formação continuada é imprescindível. "A análise que eu faço é de que toda capacitação é importantíssima para qualquer profissional, mas na área da educação ela é fundamental, porque nós somos formadores, então nós precisamos estar aprendendo sempre. Outro ponto que considero relevante, é que as atividades são uma valorização nossa, enquanto professores, pois somos os responsáveis pela construção da base da educação futura de cada pessoa. O momento também oportuniza a troca de conhecimentos, melhorando a didática em sala de aula", afirmou ela.

Entre as atividades da formação, houve palestras com temas diversos, entre eles: "Planejamento e Adaptações Curriculares", "Como trabalhar os objetos de conhecimento da Língua Portuguesa na BNCC" e "Postura sistêmica na escola". A semana pedagógica também ofereceu uma dinâmica do Parque do Alvorecer, cursos de "Primeiros socorros na escola", oferecidos pelo SAMU, palestra sobre "Destinação adequada de resíduos sólidos", seguida de visita técnica ao Aterro Sanitário, coordenada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, entre outras atividades.

Lançamento do Livro

Durante a programação, também aconteceu o lançamento do livro, produto final da etapa de formação continuada, que contou com a participação dos professores durante todo o ano letivo, por meio de oficinas e cursos realizados em parceria com os cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O livro foi parceria entre o Curso de Letras, da UTFPR, e os docentes da Rede Municipal de Pato Branco, relatando os resultados da integração teórica e prática.

A coordenadora do curso de Letras, profa. Ma. Rosangela Marquezi, disse estar satisfeita com essa aproximação entre a Universidade e a comunidade escolar. "Este foi o momento em que pudemos acrescentar um pouco mais na formação dos nossos acadêmicos, tendo em vista que, a atuação deles, normalmente, é mais voltada para os alunos do sexto ao terceiro ano. Então, esse contato com a educação básica será um diferencial para nossos futuros profissionais. Soma-se a isso, o fato de que a instituição pode dar um retorno para a comunidade na qual está inserida, o que torna nossa participação no projeto ainda mais gratificante", afirmou Rosangela.

Para a secretária de Educação e Cultura, Heloí, o lançamento da primeira obra, resultante do diálogo entre a formação continuada dos docentes pela Universidade e o dia a dia das salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concretiza um sonho antigo. "É a produção de conhecimento, em que professores da Rede Municipal se tornam autores, juntamente com os docentes formadores da UTFPR", comemorou ela.

Início do ano letivo

As aulas dos Centros Municipais de Educação (CMEIs) iniciaram nesta quarta-feira, dia 06, e as aulas para os alunos do pré-escolar ao quinto ano, o Ensino Fundamental, iniciarão na segunda-feira, dia 11. No total, cerca de 8 mil alunos voltarão das férias escolares para o início do ano letivo.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados