Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Engenharia é a profissão com maior número de títulos no país

Na próxima terça-feira, 11 de dezembro, será comemorado o Dia do Engenheiro. A data foi estabelecida em 1933, pelo decreto nº 23.569, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Oitenta e cinco anos depois, as aplicações da Engenharia expandiram-se e estão em praticamente todas as áreas de conhecimento. Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), atualmente são 102 títulos, em oito modalidades: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Geologia e Minas, Mecânica e Metalúrgica, Química e Segurança do Trabalho. Na Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que abrange a região Sudoeste, há Engenheiros inscritos em 37 títulos.

O Paraná tem 83.106 profissionais registrados, com concentração em nove títulos: Engenheiro Civil (39,4%), Engenheiro Agrônomo (20,0%), Engenheiro Eletricista (14,6%), Engenheiro Mecânico (11,2%), Engenheiro Ambiental (2,4%), Engenheiro Químico (2,4%), Engenheiro Florestal (2,3%), Engenheiro de Produção (1,1%) e Engenheiro Cartógrafo (0,6%).

Os Engenheiros de Segurança do Trabalho têm atribuição concedida após realização de curso de especialização e, hoje, dos profissionais com registro regular no Estado, 7,4% possuem também o título na Engenharia de Segurança do Trabalho.

Na Regional Pato Branco do Crea-PR, estão registrados 2.894 Engenheiros. De acordo com Diogo Colella, gerente da Regional, o crescimento médio anual no número de Engenheiros está em de 5,5%. "Na nossa Regional, que compreende os municípios sudoestinos, o crescimento está acima de 6% ao ano, demonstrando que os Engenheiros têm cada vez mais atuado nas cidades do interior do Estado", analisa Colella.

O gerente observa que os números do Sudoeste são semelhantes aos de outras Regionais do Crea-PR no Estado. "Dos profissionais residentes no Paraná, 4,7% estão domiciliados na Regional Pato Branco, número próximo aos das Regionais de Apucarana (3,6%), Guarapuava (5,2%) e Ponta Grossa (6,5%)

Mulheres conquistam espaço
O número de Engenheiras tem crescido nos últimos anos, de acordo com levantamento do Crea-PR. A pesquisa aponta que o número de profissionais registradas no Conselho passou de 8.407, em 2014, para 11.031 neste ano - aumento de 24%. Na Regional Pato Branco, o índice é ainda maior no mesmo período: 37%. Hoje, há 487 Engenheiras no Sudoeste, contra 306 em 2014.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados