Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Manfroi é empossado na Cacispar e reforça o compromisso com o desenvolvimento regional

images/stories/bas23.jpg

Foi sexta-feira à noite, 30 de novembro, na Chácara Rios de Francisco Beltrão, a posse da nova diretoria da Cacispar (Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste). O empresário pato-branquense Carlos Fumagalli Manfroi substituiu, na presidência, o também pato-branquense Jair dos Santos. A eleição, em chapa única, foi há cerca de um mês.

No seu pronunciamento, destaque para o compromisso com o desenvolvimento regional, o fortalecimento das associações comerciais nos seus municípios - são 36 no Sudoeste, englobando as atividades de comércio, indústria, serviços, agronegócio e MEI´s.

Na noite de sexta também foi a estreia da revista Cacispar. "Há quase 40 anos nascia a Cacispar, com o objetivo de reunir as associações comerciais em prol do desenvolvimento econômico da região. No decorrer da história, a entidade teve papel fundamental em muitas conquistas para os municípios sudoestinos. A Cacispar se renova a cada dia e, junto às mais de cinco mil empresas associadas, contribui com o fortalecimento e a expansão da economia do Sudoeste", diz na apresentação.

A revista tem 46 páginas e resume um histórico da pauta regional. Umas bandeiras de luta se tornaram realidade nessas quatro décadas, como a estadualização da Facibel (atual Unioeste, desde 1999), o hospital regional (desde 2010), melhorias na infraestrutura. Mas também lutas que ainda não se concretizaram e permanecem na pauta, como uma ligação com a Ferroeste e a abertura da Estrada do Colono (de Capanema a Serranópolis).

Jair dos Santos, presidente da Cacispar, avalia seu trabalho frente à entidade durante a gestão 2016 a 2018

"A avaliação que faço é muito positiva. Foram muitos desafios e instabilidades políticas nesse período, mas conseguimos avançar. Estamos concluindo a certificação da Cacispar junto ao Sistema Faciap e mais nove associações empresariais da região Sudoeste. Participamos com as demais entidades parceiras e representativas da região na elaboração e entrega da Carta do Sudoeste aos candidatos a governador do Paraná com as demandas regionais. Participamos do Fórum de Gestão Pública na Faciap com a participação dos governadores dos três estados do Sul. Realizamos missões técnicas no estado e participamos de uma Missão em Sunchales, Argentina, com o objetivo de conhecer modelos associativistas sustentáveis. Lançamos a primeira edição da Revista da Coordenadoria, com informações importantes. Será mais um meio de comunicação, além do site, Facebook e Instagram. Estamos com o vídeo institucional da Cascispar em processo de construção e temos certeza que será mais uma excelente ferramenta de divulgação da entidade. O nosso principal legado foi o fortalecimento da entidade, como instituição firme, isenta de influências políticas. Sempre tivemos um posicionamento embasado em princípios morais e que estejam identificados com o bem comum. Quero citar o caso da concessão da PR-280, cujo processo estava bem avançado e graças as ações da Cacispar, em parceria com as demais entidades representativas, conseguimos definir o posicionamento contrário ao modelo apresentado, afirmando que não éramos contra a concessão, e sim contra aquele modelo que iria inviabilizar a economia da região. Ainda estamos mal de estradas, mas sabemos que será por curto espaço de tempo, e não uma concessão de 25 anos, com fim de contrato incerto e cheio de amarras".

Presidente empossado, Carlos Manfroi fala de sua expectativa perante a uma das entidades mais representativas do Paraná

"Um dos objetivos é manter o excelente trabalho que vem sendo realizado na Cacispar, manter todas as ações e todos os eventos que a entidade promove, bem como todos os projetos já existentes, a sua maioria em parceria com a Faciap. Uma outra questão extremamente importante e que a gente deve batalhar muito é o fortalecimento das associações empresariais, tanto na prestação de serviços quanto na sua representatividade local. Queremos ser muito proativos na busca de serviços e profissionalização das entidades, através do programa de certificação. A Cacispar vai continuar trabalhando pela união da região Sudoeste e de suas entidades, eu sinto que se trabalharmos unidos, as dificuldades diminuem e a nossa força aumenta. Importante sempre participarmos dos projetos de interesse regional, como exemplo, o trabalho SOS Rodovia PR-280", finaliza.

Chapa da Cacispar "Sudoeste Unido" - 2019-2020

Presidente: Carlos Manfroi Pato Branco

1º vice: Adriano Radaelli Dois Vizinhos

Demais vice-presidentes:Rejane Corlassoli (Renascença); Tarsizio Carlos Bonetti (Francisco Beltrão); Ezaul Zillmer (Pato Branco); Neodimar Moterle (Itapejara d´Oeste); Cezar Mangoni (São Jorge d´Oeste); Ari Valdir Klein (Itapejara d´Oeste); Claudio Dalla Valle (Francisco Beltrão); Edilberto Minski (Dois Vizinhos); Paulo Sérgio Bueno (Realeza); Luiz Fernando Luersen (Planalto); Volmir Marcos Voltolini (Barracão); Aline Brambilla (Marmeleiro); Cristiano Piva (Pato Branco); Valmir Baltokoski (São João); Valmor Fonseca (Realeza); Sonerval Oliveira (Marmeleiro); Gilberto Carlos Furlan (Planalto); Júlio Cesar dos Santos (Mangueirinha); Mateus Comelli (Chopinzinho); Odi José Manfroi (São João); Edison Alves da Conceição (Planalto); Felipe Pivatto (Chopinzinho)
Conselho Fiscal: Michel Luquini (Ampere), Lauri Helfenstein (Francisco Beltrão), Paulo Pilatti (Marmeleiro), Antônio Soster (São Jorge d´Oeste), Neiva Maria Dapont (Renascença) e Rosane Spigosso (Chopinzinho).

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados