Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


EcoExpresso Sanepar marca presença nos Jogos da Juventude, em Pranchita

images/stories/pinha2e.jpg

A fase regional da 31ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que será realizada de 13 a 19 de julho, no município de Pranchita, no Sudoeste do Estado, terá o ônibus EcoExpresso Sanepar. Os atletas, alunos das redes pública e particular e a comunidade poderão conhecer o caminho que a água percorre desde a captação - passando pelo tratamento e distribuição - até retornar ao rio, em forma de esgoto tratado.

O veículo, que funciona desde 2014, possui uma grande e detalhada maquete na parte interna que permite visualizar a água desde a captação em mananciais superficiais ou subterrâneos até o tratamento que é feito antes de chegar às casas. O ônibus traz, ainda, elementos para o aprendizado sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto.

Com a maquete e as explicações dos agentes socioambientais, fica mais fácil entender a diferença entre a bacia utilizada para captação de água para abastecimento público e a que recebe o efluente das estações de esgoto. No espaço, ainda estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano e a destinação do lodo do esgoto tratado para a agricultura.

O EcoExpresso Sanepar ficará aberto para visitação em frente ao Ginásio de Esportes, na Rua Capibaribe. Podem entrar no ônibus até 25 pessoas por vez. O veículo tem elevador de acesso para cadeirantes.

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados