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Sebrae/PR promove curso sobre ética no atendimento no sudoeste do Estado

De 2 a 6 de abril, foi realizado em Pato Branco, sede da Regional Sul do Sebrae/PR, o curso "Ética no Atendimento". A capacitação, que reuniu 32 pessoas de 27 municípios das regiões sul e sudoeste do Estado, entre agentes de desenvolvimento das Salas do Empreendedor, dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs) e de crédito das agências da Fomento Paraná, teve como principal objetivo levar uma nova abordagem no atendimento aos microempreendedores individuais (MEIs) e empresários de micro e pequenas empresas. Os consultores Maria Auria Mulhmann e Gilcindo de Castro Corrêa Neto, da Regional Sul do Sebrae/PR, foram os instrutores.

Durante cinco dias, foram trabalhados conteúdos como o desenvolvimento do potencial empreendedor para o exercício das funções, conhecimento e compreensão da ética do Sebrae/PR e das organizações parceiras, bem como as características do comportamento empreendedor como fator de resultado/sucesso empresarial.

"Foi uma formação extensa, com 40 horas de duração. Os profissionais já estão preparados na parte técnica, mas queríamos prepará-los para viver o mundo dos empreendedores, entender a realidade dos empresários. A meta é oferecer um atendimento ético e preocupado com o contexto, não apenas local, mas do território em que os agentes estão", explica Maria Auria Mulhmann.

Heloise Gomes de Moraes, agente de crédito da Fomento Paraná e do Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA) de Realeza, participou do curso e destaca o dinamismo das atividades.

"Trabalhamos muito a parte de empatia, de nos colocarmos no lugar dos outros, e também as formas de como atender e nos comportar. Foi muito dinâmico, com muita interação entre os participantes", conta. Heloise considera que os conteúdos servirão para melhorar a relação com os clientes e, como consequência, incrementar o atendimento aos empreendedores.

São Mateus do Sul

Marceli Serpe Oliveira, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de São Mateus do Sul, salienta a grande troca de informações entre os agentes durante o treinamento em Pato Branco.

"Durante o curso, conversamos bastante e trocamos experiências sobre atendimento, consultas prévias e outros assuntos. E já começamos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos no PA de São Mateus do Sul", revela Marceli.

A agente comenta que a reformulação é geral. "Estamos mudando tudo, desde o horário de atendimento, a forma de receber o público. A intenção é oferecer atendimento diferenciado aos MEIs", afirma Heloise.
Uma das alterações citadas é a ampliação do horário de atendimento aos microempreendedores individuais. Desde o mês passado, o PA atende das 8h30 às 12h e das 13h30 até 16h. O próximo passo é fortalecer o trabalho com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de São Mateus do Sul (ACIASMS).

 


 
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