Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Empresas do sudoeste do Paraná são contempladas com o Selo Referência no Comércio

A dedicação de 108 micro e pequenas empresas varejistas do Paraná que tem se preparado para sobreviver e crescer no mercado foi premiada no dia 22 de novembro, em Curitiba. Elas receberam o Selo Referência no Comércio, reconhecimento concedido pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR para as empresas que concluíram com bons índices os programas de varejo encabeçados pelas instituições. Na lista, nove empresas de Francisco Beltrão foram agraciadas com o Selo na principal categoria, a Ouro: Arte e Sedução, Dipanus, Dress, La Basic, Priska, Quatro Estações, Vertical Modas, Zariff Calçados e ZeroHum.

Todas as empresas beltronenses integraram o programa Varejo Top Loja Confecções e Acessórios, realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR. Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR e coordenador estadual dos programas de desenvolvimento empresarial, aponta que o Selo é o reconhecimento da evolução dos empresários.

"O Selo Referência no Comércio segue critérios extremamente rigorosos. A categoria Ouro, por exemplo, exige pelo menos 80% de conformidade nos quesitos. Os empresários que receberam a certificação foram premiados pelos esforços para crescer", exalta Paikan.

Paikan acrescenta que é notável a melhoria dos índices nas empresas. "Aqueles que aplicam e investem em treinamentos e capacitações estão conseguindo obter melhores resultados, mesmo em tempos de crise. E o comércio de Francisco Beltrão sempre foi referência para o Estado", contextualiza.

A consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, destaca que o percentual de sucesso é expressivo, já que o Top Loja tem 14 participantes na modalidade Confecções e Acessórios.

"O Selo Ouro significa que temos empresas com melhor atendimento, melhor estrutura e gestão, servindo inclusive de exemplo para outros empresários na nossa região", ressalta Claudineia.

Novo padrão

O empresário Marcos Antônio Baseggio, proprietário das lojas Dress e Arte & Sedução recorda os dois anos e meio de aprendizado no Varejo Top Loja e comemora o Selo Ouro para os dois negócios.

"Significa que estamos dentro de um padrão de qualidade colocado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR. Tivemos muitos resultados práticos, ao aplicar as ferramentas. Conseguimos diminuir custos, maximizar os ganhos e aprendemos a trabalhar diretamente no que dá resultado", resume Baseggio.

Sócia-gerente da loja Quatro Estações, Noeli de Souza considera que o Varejo Top Loja segue uma proposta inovadora e que se sentiu desafiada a reformular seu negócio enquanto o país atravessava uma grave crise financeira e ética.

"De início, foi difícil para assimilar, ver a situação do Brasil e pensar em fazer investimentos e mudanças é complicado. A grande mudança que o Varejo Top Loja proporcionou foi nas pessoas. O projeto foi pensando em transformar primeiro as pessoas, para depois mudar as empresas", relata a empresária.

Noeli lista as consultorias e o atendimento individualizado nos motivos que fizeram a empresa mudar. "Valores foram resgatados e voltamos à nossa essência, em que acreditamos que, independentemente do governo, podemos fazer muito mais. E que podemos fazer um novo tempo no comércio de Francisco Beltrão", atesta.

Minimercados

Além das empresas do Varejo Top Loja Confecções e Acessórios, outros sete empreendimentos sudoestinos também foram contemplados com o Selo Referência no Comércio. São todos participantes do Varejo Top Loja Minimercados: Mercado Marilar, Mercado Supersul, Mercado Vitória e Mercado Foscharini receberam o Selo Ouro; Mercado Ponto Certo e Verdurão Supermercado, o Selo Prata; e o Supermercado Itaipu ficou com o Selo Bronze.

Qualidade

Das 364 empresas participantes dos programas de Varejo do Sebrae/PR e Fecomércio PR (Varejo Mais, Revitalização Top Loja Confecção ou Minimercados e Franquias Paraná), 108 conquistaram o Selo - de acordo com os resultados das avaliações baseadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e no Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS). Elas foram classificadas nas categorias Ouro (54 empresas), Prata (28) e Bronze (26) e poderão utilizá-lo pelo período de um ano.

 

 


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados