Pato B - Jornal Online

Conteúdo

Enquete

PDF Print


Acadêmicos e professores da Mater Dei fazem viagem técnica de uma semana a Buenos Aires

Buenos Aires está sendo o destino de férias de acadêmicos e professores de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Mater Dei, mas com o objetivo de aprofundar estudos! Nesta terça-feira, uma comitiva de alunos, acompanhada das professoras arquitetas e urbanistas, Ivilyn Weigert, Constança Camargo e Maruthia Poliana Mazon, chegou à capital da Argentina, para uma viagem técnica de uma semana, até o próximo dia 17.

"Chegamos pela manhã e logo após o check-in já fizemos a visita guiada ao Teatro Colón, depois disso um city tour inicial. Logo depois, fomos à Universidad Nacional General Sarmiento de Buenos Aires, onde tivemos uma palestra incrível com o professor Alfredo Garay, que amanhã vai acompanhar a gente em Puerto Madero. Ele relatou na palestra sobre todo o processo de formação do Puerto Madero desses 25 anos que está em funcionamento, e nesta quarta-feira nos acompanha na visita também", relatou a professora Ivilyn.

O coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Mater Dei, Bruno Soares Martins salienta que Alfredo Garay é considerado um dos maiores urbanistas do mundo.

"O Arquiteto e Urbanista Alfredo Garay, diretor do projeto de reestruturação urbana de Buenos Aires, incluindo a revitalização do Porto Madero, está acompanhando os nossos alunos, junto com o professor Carlo Fulco, que intermediou este intercâmbio com o Professor Vitor Guerra. Nada como uma aula de campo vivenciando o espaço urbano de Buenos Aires, com quem planejou tudo. Certamente uma experiência ímpar!"

A equipe da Mater Dei vem trabalhando há mais de um ano com o professor Carlos Fulco no Projeto Tri-Fronteira, motivado pelo Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), com o intuito de obter recursos do Focem para beneficiar quatro municípios, três Estados e dois países: Brasil e Argentina.

Turismo argentino

O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires, na Argentina. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857.
Sobre Puerto Madero, atualmente, o bairro é conhecido como um dos mais modernos, elegantes e chamativos de Buenos Aires, recebendo centenas de turistas diariamente. Entretanto, a história da região se arrastou por quase 100 anos até ser o que é hoje.

Tudo começou em 1882 quando o governo da cidade contratou o engenheiro Eduardo Madero, motivo do nome do bairro, para projetar a construção de um porto que resolveria os frequentes problemas de embarcações que chegavam à cidade pelo Rio de La Plata. O ambicioso projeto, semelhante aos portos de Londres, foi um marco na época, porém logo se tornou ultrapassado e obsoleto, uma vez que apareceram grandes navios de carga. Em 1926 um novo engenheiro, Luis Huergo, foi contratado para a construção do "Puerto Nuevo". No entanto, a área ainda era muito degradada e mal utilizada.

Somente na década de 1990, após longas e sucessivas propostas de reurbanização, que o governo recebeu auxílio de Barcelona para revitalizar o bairro. E após um gigantesco projeto e um superinvestimento, o bairro foi tomando sua forma atual. Avenidas e ruas foram abertas, parques foram projetados, monumentos foram criados, lotes foram reaproveitados para construção de residências, edifícios comerciais, universidades, hotéis de luxo, restaurantes, centros culturais, teatros, cinemas e muito mais.

Em menos de duas décadas o bairro Puerto Madero se transformou por completo, não é atoa que está na lista dos projetos de renovação mais bem sucedidos do mundo.
Estudios y especialidad Alfredo Garay: Arquitecto. Master en Urbanismo y Ordenación del Territorio en la

Universidad de Bélgica. Profesor en la Universidad Nacional General Sarmiento de Buenos Aires. Fue Secretario de Urbanismo y Vivienda de la Provincia de Buenos Aires, Vicepresidente de la Corporación Puerto Madero y Director de la Oficina de Urbanismo de la Alcaldía de Buenos Aires; coordinador de varios proyectos del PNUD y proyectos urbanos en Argentina y Chile. Coordinó el estudio "Conurbano Bonaerense" para la CONAMBA. Buenos Aires, Argentina.

Banner


 
Patob.com.br - Todos os direitos reservados